Linhas de Pesquisa
O Mestrado Profissional em Gestão Organizacional consta de uma Área de Concentração em Gestão Organizacional. Busca-se aqui desenvolver modelos teóricos, tecnológicos e de gestão para o setor de serviços público e privado por meio da integração entre ciência e prática em administração e áreas afins.
Essa área de concentração é constituída de duas linhas de pesquisa:
- Inovação, Desenvolvimento e Tecnologia;
- Indivíduo, Organização, Trabalho e Sociedade.
A linha de pesquisa em Inovação, Desenvolvimento e Tecnologia busca-se abrir os horizontes de cooperação entre as várias áreas do conhecimento e a gestão pública e privada. Nela estão relacionados os estudos que se desenvolvem em parceria com pesquisadores de outras áreas do saber, especialmente, aqueles que investigam as alterações no processo produtivo e seus impactos sobre o rumo do desenvolvimento sócio-econômico e tecnológico das organizações. Analisam-se também novas formas de organização da produção, novas técnicas gerenciais das organizações e mudanças no processo de trabalho.
Para a linha de pesquisa em Indivíduo, Organização, Trabalho e Sociedade, de maneira geral, buscam-se identificar as relações entre indivíduo, organizações públicas e privadas e a sociedade, considerando principalmente questões referentes ao desenvolvimento. Destacam-se os seguintes temas: campos organizacionais; relação de poder; novas formas e estruturas organizacionais públicas e privadas; aspectos individuais do trabalhador; transformações no trabalho e gestão de recursos humanos, físicos e financeiros. Busca-se, ainda, de maneira específica reconhecer e analisar as diferentes consequências da reestruturação produtiva em relação ao mundo do trabalho, à estratégia, cultura e aprendizagem organizacional e a saúde do trabalhador, bem como seus impactos nas organizações e na noção de gestão sócio-ambiental.
As duas linhas de pesquisa se integram a partir do momento em que se compreende de uma forma geral a inovação como qualquer mudança na prática industrial e gerencial que melhore a produtividade, competitividade ou atendimento de demanda de mercado.
|